terça-feira, 24 de maio de 2011

A arte de contar histórias

O fato de contar histórias se confunde com a evolução da humanidade. Todo conhecimento era passado através de narrativas que era a melhor forma de encadear fatos, os mitos ajudavam na explicação de vários fatos, por exemplo, sobre pai e filho, amor, entre outros. Explicava-se os fatos do mundo através de histórias.
Hoje em dia o que mais importa é o que está escrito, as culturas orais são desvalorizadas, nos dias atuais a oralidade é sustentada pela escrita, isso me remete a Platão que com a chegada da escrita se opôs a ela pois em sua opinião diminuiria a nossa memória no sentido de decorar, mas podemos ver que não foi bem isso que aconteceu, o surgimento da escrita ampliou ainda mais nossa capacidade de ter mais informações.
Falaremos de dois tipos de contador, o contador tradicional e o contador contemporâneo, o tradicional são nossos avós, pessoas mais velhas, este tipo de contador tem lugar garantido para contar suas histórias, que na maioria das vezes vem da tradição oral, está na memória, o contador tradicional tem a sua própria performance ao contar suas histórias.
O contador contemporâneo são professores, “pais e mães”, contadores profissionais, pais e mães estão entre aspas porque geralmente eles tem lugar garantido na família, os professores e os contadores profissionais não tem lugar garantido, eles precisam seduzir, prender a atenção de quem os ouve, capta a atenção de todos pelo olhar, estes profissionais lidam com a conquista, e sua performance ao contar histórias é de testemunha de tudo o que aconteceu e passar a emoção contida na história.

Um comentário:

  1. Lorrany por favor... Ensine suas compaheiras de trabalho a arte de contar histórias, já que nesta postagem vc se mostrou bastante sabedoria sobre o assunto.

    ResponderExcluir