sexta-feira, 8 de abril de 2011

Andar entre livros

Teresa Colomer tem como área de pesquisa a didática da literatura, versa neste texto sobre a presença da literatura na escola, nos mostrando que ao vivenciar práticas de leitura ficamos mais dispostos a fazer o mesmo, em sua concepção à literatura é a arte da palavra, a escola deve participar do processo de construção do gosto de seus estudantes pela literatura.


A escola tem a obrigação de dialogar com as leituras trazidas pelos estudantes, o seu conhecimento sobre literatura deve ser levado em conta. A quantidade de livros lidos por estudantes é importante, mas não apenas isso é importante vivenciar diversas práticas de leituras e propõe que a literatura infantil seja trabalhada por meio de projetos.

A autora defende a leitura livre, de simplesmente ler por ler, ter escolha, não querer ler, essa é um tipo de leitura subjetiva, emocional, individual; uma leitura socializada ou compartilhada, mediada pelo professor, tem um caráter social, dizer como se sente em relação ao texto lido, dizer o que gostou, o que não gostou; a expansão da leitura, ligada a competência, letramento, desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o aluno consiga expandir seus conhecimentos literários, não se deve ignorar a presença da leitura, desenvolver projetos para aprender a ler e ter competência para ler a própria literatura; deve-se discutir ou implementar nas práticas rotineiras espécies de discussões sobre a literatura infantil. É importante ler obras completas.

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