quarta-feira, 22 de junho de 2011

Manifesto dos Sussuradores de Poesia

Na terça-feira (15) fizemos  o Manifesto dos Sussuradores de Poesia na UFAL (Universidade Federal de Alagoas) no período noturno.

Os sons mais caracteristicos do mundo atual são infelizmente, barulho, ruído.

O que ouvimos inspira a arte contemporânea através de propostas que icorporam, ao sentido da visão, a experiência auditiva. Não raro, essas experiências remetem aos sons da cidade, à velocidade, à dificuldade de comunicação, à superposição de vozes, ao grito... ao incômodo.

A arte nos diz: o som é uma dimensão que já não sabemos habitar. O silêncio, nossa utopia.

Há quem diga que os novos sinais de riqueza se mostram através da posse do tempo, do espaço e do silêncio, onde extremos se tocam.

Inspiramo-nos no grupo performático francês Les Soufleurs (literalmente, Os Sopradores), que realiza intervenções em várias cidades do mundo sussurrando fragmentos de textos poéticos e filosoficos no ouvido das pessoas, numa tentativa de "desaceleração do mundo".

Foi uma experiência de vida ímpar, algo que me deu bastante prazer, pois ao ver a alegria e emoção no rosto daqueles em que eu sussurrava me trazia uma sensação de missão cumprida, tente você também, presentei alguém que você gosta com um fragmento de poesia sussurado ao ouvido, experimente... Você, assim como eu vai se surpriender!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário